terça-feira, 22 de outubro de 2013

22/10 11:10BIGODE LANÇA LIVRO DE POESIAS NO RIO DE JANEIRO Postado por: Felipe Dias, do Rio de Janeiro0 AAAImprimir Rio recebe lançamento do livro que reúne as poesias de Luiz Carlos Lacerda, o Bigode


O cineasta Luiz Carlos Lacerda, ou Bigode para os íntimos, lançará no próximo dia 28, a partir das 19 horas, no Teatro dos Quatro, no Rio de Janeiro, o livro “Os Sais da Lembrança”, uma coletânea de suas poesias.

“Há aqui poemas do final da década de 1960 e dos anos que se seguiram. Procurei reuni-los sob o critério de certa unidade poética e de estilo, e que retratam fases distintas da minha vida, quase como um memorial. Motivo pelo qual intitulei o livro como ‘Os Sais da Lembrança’, o tempero que alimentou a minha vida nesse meio século de poesia”, explica ao Mix.

Apesar de ter seu nome associado a filmes como “Leila Diniz” (1987), “For All” (1997) e “Viva Sapato!” (2003),  Bigode é um poeta que encontrou no audiovisual a melhor forma de expressar-se. Porém, sua qualidade literária já chamou a atenção de uma grande cantora amante da poesia. Foram seus versos que Maria Bethânia usou para iniciar a música “Esse Cara”, gravada no disco “Drama 3º Ato” (1973).

Mora comigo na minha casa
Um rapaz que eu amo
Aquilo que ele não me diz porque não sabe
Vai me dizendo com seu corpo
Que dança para mim
Ele me adora e eu vejo através de seus olhos
O menino que aperta o gatilho do coração
Sem saber o nome do que pratica
Ele me adora e eu gratifico
Só com olhos que eu vejo
Corto todas as cebolas da casa
Arrasto os móveis, incenso
Ele tem um medo de dizer que me ama
Ele me aperta a mão
E me chama de amiga.

Além Bethânia, a poesia de Bigode também chamou a atenção do escritor Jorge Amado, que disse em 1965: “sua poesia, tão jovem, mas já tão sofrida, e com uma densidade de emoção, fruto de alguém que antes de tudo não quer o truque nem o fácil”.

“Os Sais da Lembrança” é uma publicação da Giostri Editora.

Nenhum comentário: