sexta-feira, 12 de julho de 2013

“Tapas e Beijos” sai do armário

O Beijo de Armane e Jorge em “Tapas e Beijos” (Foto: Reprodução/Rede Globo)
O Beijo de Armane e Jorge em “Tapas e Beijos” (Foto: Reprodução/Rede Globo)
No episódio de “Tapas & Beijos”, desta último, 25, a Rede Globo levou ao ar, finalmente, o “polêmico” beijo gay, com direito a motel e cena na banheira.
Tema ainda tabu nas novelas da Globo, o beijo entre pessoas do mesmo sexo começa a aparecer com mais frequência nas séries da emissora. Desta vez, a situação aconteceu entre os atores Vladimir Brichta e Fábio Assunção, intérpretes dos personagens Armane e Jorge, respectivamente, da série cômica da emissora.
Armane e Jorge deixados por suas esposas num motel e vão tomar banho de banheira. A história vira fofoca no bairro, o que gera o início de toda a confusão.
Na cena exibida ontem, os pares românticos das protagonistas Fátima (Fernanda Torres) e Sueli (Andrea Beltrão) se beijam depois de ficarem incomodados com boato de que eles estavam tendo um caso. Questionados por Jurandir (Érico Bras) e Chalita (Flávio Migliaccio), eles decidem provocar os dois fofoqueiros com um grande beijo na boca: “Eu tô pouco me lixando para o que esse povo fala. O que tá rolando entre nós dois é um lance muito bonito, não precisa ficar com vergonha. Tá rolando sim, qual o problema”, diz Jorge (Assunção), antes do beijo.
Armane (Vladimir) e Jorge (Fábio), na banheira do motel.
Armane (Vladimir) e Jorge (Fábio), na banheira do motel.
Mesmo não sendo o beijo gay esperado pela comunidade LGBT, o episódio de “Tapas & Beijos” foi o mais gay da série, com direito até a um T-Lover assumido (o personagem “Tijolo”) – pessoas que se relacionam afetiva e sexualmente com pessoas trans.
O casal Djalma (Otávio Müller) e Flavinha (Fernanda de Freitas) recebe um amigo para jantar. Tijolo apresenta ao casal sua nova namorada, Stephanie, uma travesti massagista profissional, que oferece seus préstimos profissionais para Djalma e acaba encantando o empresário com suas “mãos de fada”, o que deixa sua esposa com a pulga atrás da orelha.
Flavinha (Fernanda), conhece Stephanie, a namorada travesti de Tijolo.
Flavinha (Fernanda), conhece Stephanie, a namorada travesti de Tijolo.
A cena do beijo entre os dois amigos foi a segunda com abordagem gay na trama. Em um episódio recente, Fátima e Sueli simularam um amasso lésbico para despistar da polícia. E as duas atrizes, durante o lançamento da programação da Rede Globo ocorrido em março passado, também se beijaram, vestidas de noivas, para o público presente ao evento.
O episódio de ontem gerou muitos comentários na internet, segundo reportagem da Revista da TV, do jornal “O Globo”. Nilson Xavier, autor do “Almanaque da telenovela brasileira”, comentou em tempo real em uma rede social: “Fábio Assunção acabou de tacar um beijo no Vladimir Brichta em ‘Tapas & Beijos’”. Bastou escrever isso para que vários seguidores falassem que aconteceu um “beijo gay” na Globo.
Stephanie se declara para Djalma (Otávio).
Stephanie se declara para Djalma (Otávio).
Mas engana-se quem pensa que esse foi o primeiro beijo homossexual da Rede Globo. Recentemente, um beijo entre dois homens também aconteceu na série “A Grande Família”. O filho caçula da família Silva, Tuco (Lucio Mauro Filho), beijou o ator Thiago Lacerda, numa homenagem à peça “Um Beijo no Asfalto”, de Nelson Rodrigues. Um beijo cênico, claro.

Nenhum comentário: