terça-feira, 29 de abril de 2014

FESTA DO TRABALHADOR EM ILHÉUS TERÁ ARMANDINHO

No próximo dia 1º de maio, trabalhadores e trabalhadoras de todo o mundo vão comemorar o Dia do Trabalhador. A data tem origem na greve ocorrida em 1884 numa fábrica na cidade de Chicago, nos Estados Unidos. Os trabalhadores exigiam a diminuição da jornada de trabalho para 8 horas semanais.
 A repressão dos patrões e do governo foi violentíssima. Quase mil feridos, mais de 100 mortos, e cinco líderes condenados à forca. E nada de conquistar as 8 horas. Em 1891, o Congresso Operário Internacional, ocorrido na França, convocou uma manifestação anual, em homenagem às lutas sindicais de Chicago.
Ao longo dos anos o 1º de Maio se constituiu num dia de reflexão dos trabalhadores sobre sua condição de classe, mas também de celebração, confraternização e integração entre as diversas categorias profissionais.
E é justamente com o objetivo de integrar a classe trabalhadora que a CTB Regional Sul/Bahia (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) promove nesta quinta-feira, 01/05, uma grande festa, com certeza a maior do interior da Bahia e uma das maiores do Brasil.
Este ano a comemoração será realizada na Avenida Soares Lopes,. A expectativa é que mais de 7 mil trabalhadores e trabalhadoras participem do evento. A animação da festa ficará por conta da Armandinho Dodó & Osmar, banda formada pelos filhos de um dos inventores do trio elétrico, história viva da música baiana.

Nenhum comentário: