segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

O Casamento que marcou a história da BAHIA, do NORDESTE e do BRASIL em 2012....

Aconteceu no dia 25 de outubro de 2012, na casa 105, bairro Góes Calmon, a primeira cerimônia de casamento civil entre pessoas do mesmo sexo em Itabuna esse evento foi o primeiro casamento HOMO AFETIVO do país. Através do projeto Direito Fora do Quadrado, coordenado pelos professores Daniela Haun, Inocêncio Santana e Adailson Miranda, o evento representa um marco do exercício da cidadania e combate ao preconceito e discriminação na sociedade local.
Para a vice-presidente da Ordem dos Advogados de Itabuna, Jurema Barreto, a ideia foi inovadora e contou com o apoio do Ministério Público, que incentivou os novos casais que buscam a aquisição de todas as prerrogativas legais do casamento civil. "O que estava em questão foi um ganho no que diz respeito aos direitos civis de uma grande parcela significativa da sociedade. A partir desta data cidadãos da categoria homo afetiva estão resguardados pelos preceitos que regem o Código Civil e Lei de Registros Públicos".
Durante a cerimônia, conduzida pelo promotor público Inocêncio de Carvalho Santana, os casais Cleuber e Fabrício, Rosana e Filsa, e Elba e Evângela tiveram motivos de sobra para comemorar. "Eu estou muito feliz, porque hoje estamos celebrando o amor. É preciso eliminar todos os tipos de preconceito para formarmos uma sociedade mais justa e harmoniosa", disse Rosana.


Nenhum comentário: