quinta-feira, 14 de março de 2013

Partido de Merkel estuda rever política para casais gays



Decisão veio após o Tribunal Constitucional decidir que governo democrata-cristão deve dar mais direitos de adoção de crianças aos gays na Alemanha


Os principais dirigentes do Partido Democrata Cristão (CDU), da chanceler da Alemanha, Angela Merkel, estão estudando a possibilidade de tornar mais liberal a política da legenda para casais do mesmo sexo. A decisão veio depois de uma ordem do Tribunal Constitucional do país para que o governo desse mais direito de adoção de crianças aos casais gays – numa decisão constrangedora para a líder alemã.
O tribunal decidiu na semana passada que um homossexual deveria ser autorizado a adotar uma criança já adotada por seu parceiro, e que a atual proibição é inconstitucional porque viola o princípio da igualdade de tratamento. A corte deu ao governo até julho de 2014 para alterar a lei, que se aplica a homossexuais vivendo em parceria civil.
"Vamos, naturalmente, implementar a decisão do Tribunal Constitucional. Ao mesmo tempo, vamos ver se alterações fiscais são necessárias", disse Volker Kauder, líder do grupo parlamentar da CDU, em declarações ao jornal dominical Welt am Sonntag. Em um congresso do partido em dezembro, a CDU desconsiderou uma proposta de dar a casais do mesmo sexo os benefícios fiscais concedidos aos heterossexuais.
A CDU tem procurado aumentar seu apelo à população das áreas urbanas, antes de uma eleição federal em setembro, dando papéis mais importantes para as mulheres e minorias étnicas.

Nenhum comentário: