sexta-feira, 24 de agosto de 2012

HOMOFOBIA E LESBOFOBIA DO CTA DE ILHÉUS


A coordenação do CTA de Ilhéus, desde que assumiu sua gestão vem tratando a sociedade civil organizada,  EROS Grupo Gay de Ilhéus e Grupo SAPHOS  com homofobia e lesbofobia .
A postura da coordenação  com os representantes do movimento LGBT é  de discriminação, preconceito e de maus tratos, desdenhando das ações de Prevenção as DST e AIDS e principalmente com a 8ª Parada LGBT que esta sendo impelida pela gestão do CTA de Ilhéus.
A gestão do CTA vem causando empecilhos a medida que os movimentos LGBT  realizam a procura dos serviços de ações de Prevenção das DST e AIDS, no setor , negando a demanda mensal dos preservativos, gel lubrificante e quaisquer outros insumos  que são distribuídos providos do Ministério da Saúde, Coordenação Estadual de DST e AIDS descentralizados para o Município.
As ações do Dia Municipal de Combate a AIDS, Lesbofobia e Homofobia de Ilhéus que culminam a 8ª Parada LGBT é um martírio, não temos a certeza da realização. A Gestão do CTA tem exigido de documentos não cabíveis para os representantes dos movimentos LGBT coisa essa que nunca foi solicitada pela gestão passada para se organizar as ações em DST e AIDS dos movimentos LGBT configurando dificuldades nas solicitações encaminhadas desde o mês de julho de 2012. .
As Ações  que hora estão previstas são preconizada por meio da Portaria Ministerial nº 2.313 que instituiu o incentivo aos Estados, Distritos Federais e Municípios , no âmbito dos departamentos de DST e AIDS e programa de Hepatites Virais, onde Ilhéus recebe o incentivo para estes fins.
Salientamos que esse mecanismo permite a pactuação do Plano de ações e metas entre o Gestor do Município,  estabelecendo também a parceria da sociedade civil,respeitando os diferentes graus de autonomia, capacidade de execução e das responsabilidades no planejamento do Plano de Ações e Metas.
Até hoje a gestão do CTA de Ilhéus não  cumpriu o Plano de Ações e Metas no tocante ao  desenvolvimento  das ações prevista no planejamento através do instrumento do PAM, nem estabeleceu uma boa relação com as organização da sociedade civil LGBT da região é uma tristeza imensurável e profunda o que esta acontecendo no CTA de Ilhéus.
o movimento LGBT da cidade merece o respeito e direito a  acesso  aos insumos do CTA para que possamos dar continuidade as ações de Prevenção as DST e AIDS junto ao público mais vulnerável as DST e AIDS.
O CTA esta nos desarticulando deixando a deriva da  inércia para não alcançarmos nosso compromisso de  realizar ações importantes  de Prevenção as DST e AIDS na cidade.
O CTA esta uma verdadeira bagunça sem direção e sem rumos transformando o organismo em um arsenal de brigas e guerras contra os LGBT.
Os LGBT do Grupo Gay EROS e SAPHOS estão sendo perseguidos e torturados psicologicamente  todas vezes  que procuram os serviços do  setor do CTA, chegamos nesta quinta feira a sofrer  denuncias sem lógicas, ameaças, discórdias e trocas de farpas no interior do CTA.
 Precisamos dar um basta a violação dos Direitos Humanos no que diz respeito a discriminação, preconceito. Lesbofobia e Homofobia no CTA de Ilhéus.
O Movimento LGBT EROS Grupo Gay de Ilhéus e Grupo SAPHOS pede socorro junto as autoridades competente que indicou a gestão do CTA solicitamos publicamente ao  Conselho Municipal de Saúde uma posição para apuração dos fatos do CTA.
Queremos, Paz, tranquilidade e garantia dos nossos direitos LGBT constados no Plano de Ações e Metas do CTA, não recebemos recursos nem realizamos convênio para tantas exigências.
Somos parceiros efetivos a mais de 11 anos do Governo Municipal, Secretaria Municipal de Saúde, Coordenação Municipal de DST e AIDS,  Secretaria Municipal de Turismo, Secretaria de Assistência Social, SETRANS,Policia Militar e demais organismos que atuam na defesa das pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade nesta região.
.Ilhéus não pode parar em função de uma má administração do CTA temos que engrenar essa lavança e tornar o CTA em referencia Municipal para que melhore a Saúde Pública no geral e transcorrer de forma positiva o evento do Dia Municipal de Combate a AIDS, Lesbofobia e Homofobia que culmina para a realização da 8ª PARADA LGBT de Ilhéus neste ano de Centenário  de Jorge Amado.

Att;
Waltécio Costa
Presidente do Grupo EROS

Nenhum comentário: